
BIOGRAFIA
RAFAEL ROCHA
Trombonista, compositor e arranjador, Rafael Rocha é Bacharel em Trombone pela FAMES (Faculdade de Música do Espírito Santo) e pós-graduado em Educação Musical pelo CESAP (Centro de Estudos Avançados em Pós-Graduação e Pesquisas).
​
Colaborações e Projetos Musicais
Possui um extenso currículo de colaborações, tendo trabalhado com nomes consagrados da música brasileira e internacional, como: Djavan, Ivan Lins, Chico Buarque, Bob Mintzer (EUA), João Bosco, Marcos Valle, Rosa Passos, Ivete Sangalo, Roberto Menescal, João Donato, Hamilton de Holanda, Carlos Lyra, Dori Caymmi, Joyce Moreno, Ed Motta, Elba Ramalho, Chad L. Brown (EUA), Ludmilla, Thiaguinho, Glória Groove, Eli Soares, Belo, Erika Ender (EUA), Silva, Bibi Ferreira, Daniel Jobim, Duduka da Fonseca, Arthur Maia, Letieres Leite, Diogo Nogueira, Antônio Adolfo, Baptiste Herbin (FRA), Michael Davis (EUA), Carlinhos Brown, Melim, Dilsinho, Zeca Pagodinho, Zélia Duncan, Fernanda Brum e Kleber Lucas, entre outros.
​
Música Instrumental e Grupos
Na música instrumental, atua como trombonista, improvisador e arranjador em diversos grupos:​
-
Rafael Rocha Big Band
-
Brasilidade Geral: Dentre os álbuns gravados, destacam-se o DVD "Brasilidade Geral & Bob Mintzer - Ao Vivo" (2012) e o álbum "Meu País" (2019), em parceria com Ivan Lins.
-
Base & Brass: Sob a liderança do saxofonista franco-brasileiro Idriss Boudrioua.
-
R3 Special Big Band: Grupo que lidera ao lado dos irmãos Roger Rocha e Renato Rocha.
-
Duoleiro: Duo com o violonista Giovani Malini, que lançou dois álbuns: "Duoleiro" (2014) e "Duoleiro & COJE" (2015), este último gravado ao vivo em Portugal com a Big Band do Conservatório de Coimbra.
-
Bernardo Ramos Quinteto
-
Grupo "Orizzonti"
-
T-Bones Brasil Ensemble
-
RJ Jazz Collective - Big Band idealizada juntamente com o trombonista Joabe Reis.
-
DDG19 Big Band
​​
​Destaques dos lançamentos
-
Aquarela do Brasil I RAFAEL ROCHA BIG BAND - Lançada em 7 de abril de 2023, esta versão do clássico de Ary Barroso conta com a participação de Hamilton de Holanda no bandolim.
-
Canta Canta, Minha Gente I RAFAEL ROCHA BIG BAND - Disponível desde 12 de janeiro de 2024, este single homenageia o samba de Martinho da Vila. A faixa apresenta a participação de Nailor Proveta no clarinete.
Ambos os lançamentos reforçam a proposta de Rafael Rocha em revitalizar grandes obras da música brasileira com a sonoridade grandiosa de uma big band.
​
Arranjos e Orquestras
É reconhecido por seus arranjos para diversas orquestras no Brasil e no exterior, incluindo: Orchestra Russian Philharmonic, Orquestra Brasil Jazz Sinfônica (SP), Orquestra Sinfônica Brasileira (OSB), Orquestra Filarmônica do Espírito Santo (OFES), Chad LB and the Global Big Band (EUA), São Paulo Big Band (SP), Orquestra Tom Jobim (EMESP), SFJAZZ High School All-Star Big Band, Amazônia Jazz Band, entre outras.
Foi também trombonista, solista e arranjador do álbum "On The Way From Brazil", do compositor Oleg Tumanov. Neste projeto, criou arranjos para artistas como Leila Pinheiro, Joyce Moreno, Jane Duboc, Luciana Alves e Paulinho Moska, entre outros convidados. O concerto de lançamento em Moscou (Rússia), na prestigiada sala "Moscow International House of Music", marcou a relevância desse trabalho.
​
Destaques na Televisão e Premiações
Em 2017, com a mudança para o Rio de Janeiro, iniciou sua atuação na gravação e produção de arranjos para diversos formatos, incluindo programas de TV, novelas e trilhas sonoras. Alguns de seus trabalhos incluem as novelas "Éramos Seis", "Pantanal", "Garota do Momento", "Fuzuê", "Vale Tudo" e "Nos Tempos do Imperador". Na televisão, participou de programas como "Altas Horas", "The Masked Singer Brasil", "Faustão na Band" e "The Voice Brasil".
​
Dentre as realizações para televisão, destaca-se a criação dos arranjos para o programa "Novela em Sinfonia". Esse projeto foi uma colaboração entre a TV Globo, a Orquestra Sinfônica Brasileira e artistas notáveis como Alcione, Seu Jorge, Alexandre Pires, Fafá de Belém, Chitãozinho e Xororó, além de outros, em homenagem aos 60 anos das novelas.
​
Merece atenção a participação no álbum "Numanice #2" da cantora Ludmilla, vencedor do Latin Grammy 2022 na categoria "Melhor Álbum de Samba/Pagode", onde contribuiu com arranjos de metais e seu trombone em algumas faixas. Outros trabalhos notáveis incluem o álbum "Bruma" - Celebrando Milton Nascimento, do pianista Antonio Adolfo, indicado ao Grammy em 2020 na categoria de Melhor Álbum de Jazz Latino, e o álbum "O Tempo e a Música" do contrabaixista Arthur Maia, indicado ao Grammy como Melhor Álbum Instrumental em 2010.
​
Publicações e Atuação Acadêmica
Em parceria com Bruno Santos, trompetista e arranjador do grupo, publicou o livro "Songbook - Brasilidade Geral". A obra detalha o processo criativo e técnico das composições e arranjos do repertório registrado no primeiro álbum da banda.
​
Como professor convidado, participou de diversos festivais no Brasil e no exterior, tais como: ABT (Associação Brasileira de Trombones), Semana Aberta do Jazz - Conservatório de Coimbra (Portugal), Tourbon Festival (Chile), Trombonanza (Argentina), Festival de Verão de Campos do Jordão (SP), CIVEBRA (Curso Internacional de Verão de Brasília), III Encontro Internacional de Metais no Conservatório de Tatuí (SP) e Festival de Inverno de Domingos Martins (ES), entre outros.